Parque Eduardo VII e Praça do Comércio (Terreiro do Paço)


 

Impressionante e obrigatório: o miradouro do parque Eduardo VII oferece uma vista abrangente sobre o vale que conduz à baixa de Lisboa. Venha conhecer.

O parque Eduardo VII tem o miradouro mais monumental de Lisboa. Com uma vista deslumbrante para os jardins do parque, para a estátua imponente do Marquês de Pombal e para o vale da Avenida da Liberdade. Termina na amplitude do rio Tejo, da margem sul e, em dias de boa visibilidade, na serra da Arrábida. É também aqui que encontra o monumento ao 25 de Abril criado pelo escultor João Cutileiro, bem como uma bandeira nacional impressionante. Pela vista e pela localização do próprio parque, este miradouro tem caraterísticas diferentes. Permite ver todas as colinas com o seu declive suave e deixa perceber a imensa Lisboa que existe para além da zona histórica. Vale a pena passear pelos jardins, projetados pelo arquiteto Keil do Amaral em 1945, e apreciar os dois passeios em calçada portuguesa que recebem a Feira do Livro de Lisboa todos os anos. Sinta-se um bocadinho português neste ponto de onde pode observar o melhor de Lisboa.

Um dos locais mais emblemáticos de Lisboa, de visita obrigatória que obriga a paragem prolongada, é a Praça do Comércio. Mais conhecida pelos lisboetas como Terreiro do Paço, já que era a zona do Paço da Ribeira até ao terramoto de 1755, é uma das maiores praças da Europa. Sendo a sala de visitas da cidade, permite aceder a vários pontos de interesse, que não pode deixar de visitar. As exposições e eventos no Pátio da Galé; as oportunidades fotográficas do Cais das Colunas; e a descoberta interativa da cidade no inovador Lisbon Story Centre são apenas alguns dos motivos para se deixar deslumbrar pela beleza monumental desta praça. Imperdível é também a visita e a subida ao Arco da Rua Augusta, onde vai ficar maravilhado com a simetria das ruas, da calçada portuguesa e com a vista extraordinária do Tejo. A praça que já recebeu alguns dos visitantes mais ilustres da cidade espera por si. Aproveite para descansar aos pés de D. José I e do imponente cavalo Gentil, da autoria de Machado de Castro: uma estátua equestre que ilustra tão bem o poder real, quanto a nobreza da raça lusitana. Faça da Praça do Comércio o seu ponto de descoberta de Lisboa.

 

 


Comentários