Parque dos Poetas



O Parque é atravessado pela «Alameda dos Poetas», percurso principal em que assenta a concepção geral do espaço. Por sua vez, a Alameda é ladeada por «ilhas», pequenos jardins temáticos que acolhem estátuas de poetas, escolhidos por serem representativos da poesia de expressão portuguesa em diferentes épocas.


Para seleccionar quais os poetas que estariam representados no Parque, os responsáveis do projecto consultaram diversas instituições, habilitadas para apurar uma selecção de 60 autores. Dos nomes que constam da lista final, 50 são portugueses e 10 são autores de países ou territórios de expressão portuguesa.

As várias épocas literárias ficam também representadas, sendo que 20 dos poetas escolhidos são do século XX e os restantes de outras épocas. Na área agora inaugurada estarão integradas 20 esculturas, onze das quais já estão prontas no dia da inauguração do Parque.

Teixeira de Pascoaes, Florbela Espanca, José Gomes Ferreira, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Alexandre O`Neill e António Ramos Rosa são os poetas cuja estátua poderá ser apreciada

Para a selecção dos artistas plásticos que executaram as esculturas, a Câmara Municipal de Oeiras contou com a colaboração de entidades como a Academia Nacional de Belas Artes, a Sociedade Nacional de Belas Artes, a Associação Internacional de Críticos de Arte e as Faculdades de Belas Artes do Porto e Lisboa.


O espaço tem um total de 10 hectares, divididos por praças, jardins temáticos com as esculturas dos poetas, o «Bosque da Poesia», um Parque das Merendas, um estádio de futebol e balneários, um parque infantil, um parque polidesportivo, um anfiteatro ao ar livre e uma «Fonte Cibernética», com efeitos de água provocados pelos diferentes repuxos.


  
Horário:
Verão de 1 de maio a 30 de setembro das 9h às 21h
Inverno de 1 de outubro a 30 de abril das 10h às 18h













Comentários