Igreja Matriz de Piódão – Piódão, Arganil (Portugal).

A Igreja Matriz é conhecida como igreja de Santa Maria, ligada ao mosteiro dos Monges Brancos de S. Bernardo. Actualmente a igreja tem por titular Nossa Senhora da Conceição.
É provável que a primitiva igreja do Piódão, dedicada ao culto de Nossa Senhora da Conceição, tenha sido construída no decurso do século XVII, conforme apontam algumas referências.
Conta-se que um dia os habitantes juntaram todo o ouro disponível e mandaram um velho pastor pedir ao Bispo de Coimbra autorização para construir a igreja. Perante tão dispendiosa solicitação, preparava-se o Bispo para recusar o pedido, quando o velho pastor, abrindo o seu barrete serrano, lhe mostrou as luzidias moedas de ouro necessárias a tal empreitada. A existência de uma escultura em calcário dedicada a Nossa Senhora da Conceição da segunda metade desse século e anterior a 1676, data da criação da freguesia, poderá também ser contemporânea da edificação da Igreja. No final do século XIX a fachada da Igreja Matriz ameaçava ruir e foi reconstruída ao sabor do gosto neo-barroco, ecléctico e romântico da época, por iniciativa do cónego Manuel Fernandes Nogueira. As quatro finas torres cilíndricas rematadas em cones, parecem conferir movimento à frontaria, enquanto a torre sineira de planta quadrada se encosta a meio da fachada sul da Igreja.
A festa de Nossa Senhora da Conceição é um dos rituais religiosos que ainda persiste. Realiza-se anualmente, no domingo seguinte ao 15 de Agosto, com uma procissão (realizada apenas de 2 em 2 anos). Nesta procissão estão representadas todas as aldeias (Piódão, Chãs d’Égua, Malhada Chã, Fórnea, Tojo, Foz d’Égua e Torno) através dos mordomos.


Comentários