Castelo e Sé Catedral de Silves – Silves, Algarve (Portugal).

Construído pelos árabes Almorávidas no século XI, o Castelo de Silves reflecte o esplendor que a civilização islâmica alcançou no Algarve.
Considerado monumento nacional desde 1910, é hoje o maior, mais importante, e melhor conservado do Algarve. Este impressionante castelo – construído em grés vermelho da região e taipa -, está situado no cimo da colina, rodeado por uma cortina de muralhas e onze torreões.
A gigantesca porta principal, com acesso através da Medina, é resguardada por duas torres e protegida pela casa do guarda. Cavada na muralha a norte, um postigo apelidado de “porta da traição” chama a atenção dos mais curiosos, não só pelo nome, mas porque tem acesso directo ao exterior.
No recinto interior, destacam-se o repousante jardim e os depósitos de alimentos subterrâneos, em tempos silos árabes, com entrada por pequenas aberturas ao nível do solo. A Cisterna da Moura, com cerca de 10 metros de altura e quatro abóbadas assentes em colunas, e a Cisterna dos Cães, um poço com 60 metros de profundidade, fazem lembrar as histórias das Mil e Uma Noites.
Uma visita a não perder, repleta de fragmentos de história, que permitem ao visitante imaginar como seria a vida há dez séculos atrás.

Comentários