Santuário de Nossa Senhora do Cabo - Cabo Espichel, Sesimbra (Portugal).


O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel também conhecido por (Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua) situa-se em Cabo Espichel concelho de Sesimbra, freguesia do Castelo, Setúbal.

Há mais de 600 anos, em meados do século XIV, foi construída uma ermida para guardar uma imagem da Virgem, venerada há muito em cima do rochedo onde foi encontrada. A sua volta foi crescendo modestas casas para receber os peregrinos que aqui exigiam, dando mais tarde (1715) lugar de construção das hospedarias com sobrados e lojas, também de renome da Casa dos Círios.
À Sra. do Cabo afluem vários e numerosos grupos de círios (grandes grupos de peregrinos). Foi construído o Círio Saloio (peregrinos das ruas da capital) que é o incentivo da construção do santuário, conforme se pode ver na parede das hospedarias do lado sul: "Casas de N. Sra. De Cabo por conta do Sírio dos Saloios no ano de 1757 P. A instalação dos mordomos que vierem dar bodo ".
No local XIII, o local foi muito popular junto aos peregrinos, depois de um homem ter tido uma visão de uma grande luz que brilhava sobre o. Você está aqui: Nossa Senhora Subindo Não Dorso de Uma Mula pela Rocha Acima.
Como pegadas correspondem, na realidade, a vários trilhões fossilizados deixados por dinossauros do Jurássico.
A Igreja de Nossa Senhora do Século XVII está de costas para o mar. O interior da igreja é decorado com pinturas barrocas, ex-votos e afrescos. Também no interior da igreja encontra-se um órgão com as características do final do séc. XVIII / princípios do séc. XIX, eventualmente realizado na oficina de Joaquim António Peres Fontanes.
De cada lado da igreja há uma fila de peregrinos, chamada de Casa dos Círios ou simplesmente hospedarias, que formam o Terreiro no Cabo Espichel, ao fundo pode-se avistar um cruzeiro, local onde se deve obter o Santuário.
Junto à igreja fica a Ermida da Memória, uma capela abobadada, com painéis de azulejos e brancos no seu interior. Nenhum exterior encontra-se em dois quadros de imagens em azulejo que estão muito degradados.
Junto às hospedarias ficam como ruínas da "Casa da Ópera", edificada em 1770. Era destinada à animação cultural, sobretudo teatro, para os romeiros e festivais, tendo sido muito difundida em espectadores promovidos pela família real, que não existia no santuário em todo o período de romaria. O seu palco chegou a um grande número de artistas e grupos teatrais da Europa, sobretudo italianos, tendo tido as divisões de apoio que asseguraram a permanência de grupos durante as festividades.
O espaço do espaço é muito importante para o Santuário de Nossa Senhora do Cabo, mas ainda dentro do conjunto encontra-se a Casa da Água e o Aqueduto no Cabo Espichel, as edificações são muito importantes para o Santuário de Levedades até a água potável.





Comentários