Mosteiro de Santa Maria de Belém ou dos Jerónimos

Um dos pontos altos de nossa visita a Lisboa foi conhecer o incrível Mosteiro dos Jerónimos. Você não precisa ser religioso para admirar a beleza arquitetônica e cultural deste lugar incrível que, é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Confira dicas de como conhecer todo o complexo do Mosteiro.




O Mosteiro dos Jerónimos fica localizado na belíssima Praça do Império, no bairro de Belém, em Lisboa. Construído a partir do ano 1502, a pedido do rei D. Manuel I, ele possui esse nome porque foi, inicialmente, construído para ser um mosteiro da Ordem de São Jerónimo, uma ordem religiosa católica de clausura monástica fundada no século XIV.

Com uma arquitetura imponente, em estilo manuelino, misturando elementos góticos e do renascimento, ele é considerado uma das grandes maravilhas arquitetônicas do país. O mosteiro foi erguido em rocha calcária e a execução da obra se prolongou por uma centena de anos. A planta original, que foi alterada ao longo dos séculos, incluía a igreja, o claustro e salas anexas.

Em 1834, com a extinção das ordens religiosas em Portugal, o mosteiro passou às mãos da Real Casa Pia de Lisboa, uma instituição de caridade para órfãos e pessoas menos favorecidas. No início do século XX, diversas obras foram feitas no mosteiro, destruindo estruturas iniciais e instalando vitrais na fachada sul. Em 1940, o local passou a ser a Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém. No ano de 1983, juntamente com a Torre de Belém, seu legado foi reconhecido pela UNESCO e listado Patrimônio da Humanidade.





Créditos :  Antunes Fotografia

Comentários