Capela de Nossa Senhora da Saúde. Lisboa


 

A Capela de Nossa Senhora da Saúde está situada no Bairro da Mouraria, na Rua Martim Moniz, um local antigamente situado fora das muralhas da cidade de Lisboa.

Construída em 1505 por iniciativa dos artilheiros da guarnição de Lisboa, foi dedicada a São Sebastião, seu padroeiro e protetor dos males como a guerra, a fome e sobretudo a peste, que grassava na cidade e já causara centenas de vítimas. Desde logo foi objeto de uma devoção muito viva.

Em 1569, foi dedicada a Nossa Senhora da Saúde e, em 1662, acolheu a imagem da santa, passando a ser conhecida sob essa designação. Sofreu obras após ter sido danificada pelo terramoto de 1755. No entanto, o portal atribuído a João Antunes data do início do século XVIII.

No interior, a nave única, coberta por abobadilha estucada, com pintura ornamental, surge revestida por painéis de azulejos, atribuídos à oficina de António de Oliveira Bernardes, os quais foram mutilados, no século XIX, pela abertura de dois altares laterais. A capela-mor, com abóbada de aresta, decorada com talha dourada, verde e branca, exibe a imagem da padroeira num retábulo oval e abobadado.

A Capela de Nossa Senhora da Saúde beneficiou do protetorado, não apenas de reis, rainhas e príncipes, mas também de fidalgos, militares e beneméritos e, em 1861, D. Pedro V elevou-a à dignidade de Capela Real.

Todos os anos se realiza, no primeiro domingo de maio, a procissão de agradecimento à proteção da Virgem, tradição que se mantém desde o século XVI

Comentários